Alimentação e a Saúde do Cérebro

Vocês sabiam que a alimentação interfere diretamente na saúde do cérebro? Os estudos mostram que déficit de micronutrientes específicos associados a gatilhos como o stress, favorecem o desenvolvimento de sintomas como falta de concentração, déficit de atenção, memória ruim, depressão, dor de cabeça, ansiedade, stress. E há evidências de que o índice glicêmico alto da dieta pode levar ao aparecimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Direto ao ponto

cérebro

Vocês sabiam que a alimentação interfere diretamente na saúde do cérebro? Os estudos mostram que déficit de micronutrientes específicos associados a gatilhos como o stress, favorecem o  desenvolvimento de sintomas como falta de concentração, déficit de atenção, memória ruim, depressão, dor de cabeça, ansiedade, stress. E há evidências de que o índice glicêmico alto da dieta pode levar ao aparecimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

A alimentação inflamatória, rica em alimentos industrializados e excesso de alimentos ricos  em gordura saturada e açucares refinados causam uma inflamação no cérebro e prejudicam o seu funcionamento adequado. Além disso, o álcool em excesso leva a morte progressiva de neurônios. Então, muito cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas.

Mas, então o que fazer? Como melhorar o funcionamento do nosso cérebro?

Que tal conhecer agora alimentos que funcionam como moduladores da memória e performance cognitiva?

Seguem algumas orientações:

  • Consuma alimentos ricos em  Ômega 3. Como por exemplo:  semente de chia, salmão, sardinha, atum, arenque e cavala, semente de linhaça. Esses alimentos ricos em omega 3 contribuem para a renovação dos neurônios, reduz a inflamação no cérebro. Além disso o w3 é componente  das membranas celulares dos neurônios, facilitando a comunicação entre eles.
  • Consuma frutas vermelhas como amora, açaí, cereja,  framboesa, morango, uvas roxas. Essas frutas são ricas em antocianinas, que tem ação antiinflamatória e antioxidante, protegendo os neurônios.
  • Aumente o consumo de Vegetais Verdes Escuros, pois são ricos em acido fólico e magnésio, e ricos em antioxidantes que podem proteger o cérebro contra os efeitos dos danos oxidativos.
  • Consuma mais alimentos integrais rico em fibras, para garantir a modulação da glicemia e fornecer ácidos graxos poliinssaturados e magnésio.
  • Introduza alimentos como o abacate, oleagenosas, aspargos, sementes, ricas em vitamina E que é um potente antioxidante.
  • Consuma mais temperos naturais como o  Açafrão da Terra. Pois a curcumina, um componente do açafrão, tem ação antiinflamatória e antioxidante. Prevenindo e tratando a inflamação  que danifica o cérebro e causam déficit cognitivo.
  • Consuma pelo menos 1 ovo ao dia. Pois a Gema do Ovo é rica em colina, que é um nutriente formador do neurotransmissor acetilcolina, além de participar da construção da membrana de novas células cerebrais. Fiquem atentos apenas a forma de cozimento dos ovos. Evitem as frituras.
  • Beba bastante água para não haver desidratação e prejudicar a cognição.
  • E não esqueça de cuidar da saúde intestinal, pois esta diretamente relacionado com a saúde cerebral. Pois quanto mais bactérias gram positivas tivermos colonizando o intestino, melhor.

Mudando esses pequenos hábitos, certamente terão excelentes resultados. Mas é fundamental que procurem uma orientação profissional, pois muitas vezes precisamos usar uma suplementação individualizada de acordo com nossa necessidade nutricional e  individualidade bioquímica para tratamento de doenças especificas.

Espero que tenham gostado das dicas e coloquem em prática!!

Abraços,

Dra Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

  Foto: www.sxc.hu

Uma resposta

  1. Mto esclarecedor, Mari. Tenho uma amiga que gostaria de ter uma indicacao de uma nitricionista ortomolecular para ela se consultar aqui em Salvador. Se vc souber o nome e local de trabalho para me enviar, lhe agradeceria muito. Bj grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.