Benefícios do Azeite Extravirgem e Como Escolher o Melhor

Azeite de oliva extra virgem é ótimo para a nossa saúde, mas você sabe porque? e você sabe escolher o azeite que vai consumir?

Direto ao ponto

azeite de oliva

Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre os benefícios do azeite de oliva. Imagino que a maioria de vocês já devem consumí-lo na alimentação. Mas será que estão usando o melhor azeite? Então,  que tal relembrar as propriedades do azeite e aprender a escolher o melhor produto?

O azeite é um óleo produzido a partir da azeitona, fruto da Oliveira. Na sua composição tem gordura poliinssaturada e polífenois que agem positivamente em doenças inflamatórias e com elevado estress oxidativo.

Estudos mostram que o consumo de azeite de oliva extravirgem, interfere nos niveis hormonais, qualidade da membrana celular, regula pressão arterial,  melhora o perfil lipídico, inibe a agregação plaquetária, protegendo contra as doenças cardiovasculares, além de apresentar ação benéficas em outras patologias.

Recentemente a Proteste (associação de defesa dos direitos dos consumidores) testou 19 marcas de azeites e constatou que 58% delas tem rótulos inadequados,  pois não são o que dizem nos rótulos e quatro marcas  não podem ser consideradas azeite, por ser na verdade é uma mistura de óleos. Portanto, FIQUEM ATENTOS!!!!

Para escolher melhor o azeite é importante levar em consideração algumas questões:

  • Escolham uma marca idônea
  • Tem que ser extravirgem
  • Prefira os comercializados em vidros escuros, pois isso garante a preservação das suas propriedades nutricionais
  • Tem que ser prensado a frio
  • Com acidez menor do que 0,5%

É sempre bom lembrar que para se ter os benefícios do azeite, precisa-se ter uma alimentação equilibrada. Procure um profissional para orientá-los.

Abraços,

Dra Mariana Jones

Nutricionista clinica funcional e ortomolecular

Colaboradora do Aqui na Cozinha

Facebook: Nutricao Clinica Funcional e Ortomolecular

Foto: www.sxc.hu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.