Blinis ou Panqueca de Puba

Receita do chef Rodrigo Oliveira

Direto ao ponto

Quando eu fiz Puba, a Bruna, que tem o blog Gourmandisme deixou um comentário dizendo que a Puba estava na moda e que ela ouviu falar da Puba em alguns cursos que fez com o Alex Atala e com o Rodrigo Oliveira. Daí eu perguntei mais a respeito porque nunca imaginei que tinham outras receitas de Puba, que não fosse o bolo ou o mingau (agora até já descobri outras). Bem, então a Bruna me mandou este email:

“Patty olha, a receita que provei do Rodrigo Oliveira foi o Blinis de Puba com Carne Seca. Sinceramente, foi uma das melhores comidas sertanejas que já comi! Bom demais!!!”

Depois ela me disse que eu podia encontrar a receita no site da Prazeres da Mesa. Claro que fui ver. Eu nunca imaginei que os tais Blinis eram um tipo de panqueca e quando soube já gostei da idéia. Daí resolvi fazer só os Blinis ou panquecas para experimentar.

A receita eu fiz igual a do chef Rodrigo Oliveira só que eu adaptei um pouco as quantidades, pois em casa é meio complicado a gente medir leite de coco ou água em gramas:

Blinis de Puba

Ingredientes

500 g de puba

6 gemas

100 ml de leite de coco

300 ml de água

10 g de sal

100 g de manteiga

Modo de Preparo

Junte o leite de coco, a água e a manteiga e leve ao fogo para aquecer até derreter a manteiga.
Misture bem a puba com as gemas e o sal, escalde com os líquidos quente e bata bem até obter uma massa homogênea. Depois eu passei no liquidificador.
Aqueci uma frigideira, coloquei um pouquinho de manteiga e fritei a massa exatamente como uma panqueca.

Observação: Eu achei esta panqueca deliciosa e como as panquecas tradicionais tanto a gente pode comer com recheio doce, como salgado. É difícil dobrá-la sem quebrar, mas isto não é um defeito. Ela é mais altinha que a tradicional, mais fofinha, como se fosse uma massa de suflê, mas em formato de panqueca. E o sabor é divino, surpreendente. O sabor da Puba não fica muito forte, eu não gosto quando fica muito forte. Aqui em casa comemos pura e depois testamos com outros recheios.

Para saber o que é puba, leia:

Esta tal de Puba

Para saber como fazer puba em casa, leia:

Como Fazer Puba em Casa

 

10 respostas

  1. Paty, tô confusa! aqui em Mato Grosso conheço a farinha de puba, ela é amarelinha e tem uns caroços grossos e é feita de mandioca ,mas nas fotos acima vejo uma massa fina e branca que parece polvilho, a receita parece muito boa, e quero fazer aquela receita de lasanha de puba com carne seca . E o que quer dizer ”escaldar” q tbm esta na receita, me ajuda por favor quero muito fazer a lasanha ,meu marido adora lasanha e com carne seca então, huummm!!!!!! ja estou com agua na boca

  2. Amo suas receitas.. Fáceis e práticas … Uma mão na roda. Parabéns, que Deus continue te abençoando para que possas nos presentear com sua maravilhas!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.