Bolo para o Dia das Mães

A receita desse bolo é de minha avó, é delicioso. Daí esse ano resolvi fazer ele com recheio e cobertura e ficou excelente.

Direto ao ponto

Bolo para o Dia das Mães

A receita desse bolo, da massa do bolo é de minha avó. Quando eu ia visitá-la e ela pedia para eu pegar qualquer coisa na cristaleira, é o cheiro desse bolo que me lembro. É um bolo que no lugar do leite, usa o leite de coco e também usa queijo parmesão ralado na massa. Para muitos pode parecer estranho usar queijo ralado em uma massa de bolo, mas pode ter certeza que não é, fica delicioso, com um sabor único.

Resolvi fazer ele recheado e com cobertura para dar as boas vindas ao Renato Lins que está de volta à terrinha. Renato  resolveu voltar para Garanhuns depois de passar alguns anos em Recife trabalhando e se aprimorando. Aproveito para dizer que se você estiver precisando de um designer top, ele é o cara, lembram que falei dele quando começamos a usar esse layout novo no blog.  Então, mandei esse bolo para ele com um cartãozinho de boas vindas (por isso o bolo está em uma bandeja descartável e não porque eu comprei ele pronto não viu kkkk) ele e a família gostaram muito, pelo menos foi isso que me disseram, como me disseram que o bolo acabou em um minuto, então acreditei que estava realmente gostoso, rs.

Essa também é uma excelente sugestão para fazer para o Dia das Mães que já será no próximo domingo, por isso no título disse que era um bolo para o Dia das Mães, ele assim recheado e com cobertura é uma ótima sobremesa, ou lanche da tarde.

Ele é simples de fazer, mas tem um delicioso sabor. Experimenta e depois me conta. Se não quiser fazer o bolo recheado e confeitado, faz ele simples, também é delicioso e acompanha muito bem um chá da tarde ou apenas um cafezinho honesto.

Bolo para o Dia das Mães

200 g de manteiga (1 tablete)

1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar

4 ovos

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo

200 ml de leite de coco (1 garrafinha pequena, eu fiz em casa)

2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado

1 colher (de sopa) de fermento em pó para bolo

1 lata de leite condensado (395 g)

100 g de coco ralado (usei o fresco, mas pode ser o de pacote)

1 colher (de sopa) de manteiga

1/2 abacaxi descascado

1/2 xícara (de chá) de água

1 xícara (de chá) de açúcar

1 caixinha de creme tipo chantilly (200 g)

1 pacote de 50 g de coco ralado em flocos

Fazendo o Bolo

Bata a manteiga com o açúcar até cremar, que é ficar esbranquiçado. Pode bater na batedeira ou na mão. Junte os ovos um a um, sempre batendo. Depois vá intercalando a farinha de trigo e o leite de coco, sem bater muito. Acrescente o queijo ralado e misture novamente. Por último coloque o fermento e mexa delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio. Nos primeiros 30 minutos não abra o forno. Retire o bolo do forno quando você enfiar um palito e ele sair limpo. Deixe esfriar e desenforme.

Bolo para o Dia das Mães

 Fazendo o Beijinho

Coloque em um recipiente fundo de vidro o leite condensado, o coco e a manteiga. Leve ao microondas de 1 em 1 minuto, mexendo entre eles. Quando tiver no ponto de um docinho mole, já está bom.

Bolo para o Dia das Mães

Doce de Abacaxi

Bolo para o Dia das Mães

 Fazendo o “Chantilly’

Bolo para o Dia das Mães

 Montagem do Bolo

Bolo para o Dia das Mães

Corte o bolo em três fatias. Na primeira parte coloque o recheio de beijinho e cubra com uma das partes do bolo. Depois coloque o doce de abacaxi e cubra o bolo com a outra parte.

Cubra todo o bolo com o chantilly e polvilhe coco ralado.

Fazendo o Doce de Abacaxi

Corte o abacaxi e bata no liquidificador com a água. Bata e depois despeje em uma panela com o açúcar. Leve ao fogo até apurar o doce e ele fica cremoso.

 Fazendo o “Chantilly’

Coloque o “bate chantilly” para gelar e depois bata em ponto de picos.

Montagem do Bolo

Corte o bolo em três fatias. Na primeira parte coloque o recheio de beijinho e cubra com uma das partes do bolo. Depois coloque o doce de abacaxi e cubra o bolo com a outra parte.

Cubra todo o bolo com o chantilly e polvilhe coco ralado.





6 respostas

  1. Esse é o tipo de receita que realmente vale a pena!! Ainda não fiz, mas tenho certeza que vai dar certo pq está tudo muito bem explicado, nos mínimos detalhes!! Até o tamanho da forma que quase ninguém coloca!! Qdo eu fizer coloco meu parecer!! Muito obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.