Castelo de João Capão

Aqui mostro um castelo que foi construído no interior de Pernambuco por um eletricista e mostro também um vídeo com uma entrevista que fiz com ele

Direto ao ponto

Saí da cozinha e fui passear. Fui em um castelo. Não, não fui para o Vale do Loire, na França ou para a Escócia. Fiquei aqui mesmo em Garanhuns, no interior de Pernambuco.

Pois é, temos um castelo bem aqui. E é produto do sonho de um menino.

Já fui lá algumas vezes, é um ponto turístico aqui da cidade, mas é a primeira vez que conversei mais demoradamente com “Seu” João. Eu já conhecia a história do castelo, mas ouvir da boca dele é outra coisa, daí resolvi gravar um vídeo.

Eu, “Seu” João e o cordel com a história do castelo

Talvez vocês já tenham visto “Seu” João e seu castelo em algum programa na TV, eu mesma, antes de vir morar aqui, tinha visto o castelo e sua história no Fantástico e na Record.

D. João Capão, o eletricista/encanador que virou rei

Essa é uma história que nos motiva. Um sonho que virou realidade.

Um dia um menino sonhou em construir um castelo, sem nem mesmo saber o que era isso. Durante anos trabalhou na construção do seu sonho, com poucos recursos viu, pouco a pouco seu sonho tomando forma e hoje é um lugar que todos que vem a Garanhuns não podem deixar de visitar.

Todo menino é um rei, eu também já fui rei

Aqui está o vídeo que eu falei que fiz. Nele “Seu” João conta como o sonho virou realidade. É uma produção caseira viu gente, só fiz uns cortes e coloquei umas legendas. Ah, e esse som de batucada ao fundo era na rua ao lado do castelo, mas acho que não deu para atrapalhar não.

3 respostas

  1. Os times de Garanhuns eram conhecidos assim: “União de Mestre Amaro”, “Santa Cruz da Rua Nova”, “Sport da Matança”, Palmeiras da Boa Vista” etc, e ” Cruzeiro de João Capão”. Conheci João Capão, como presidente do Cruzeiro e jogando futebol, aliás futebol não, nunca vi tão ruim de bola, aliás o Cruzeiro de João Capão estava para Garanhuns, assim como, o IBIS está para o Recife. Só depois do Castelo é que fiquei sabendo da origem do seu apelido: disse ele a uma emissora de TV que começou como goleiro e só levava gol frango, aí a turma dizia, isso nem frango é mais, isso é um Capão, (para quem não sabe, o capão é um galo/frango, castrado), procedimento para engorda. Mas falando do Castelo: isto é fruto de uma pessoa persistente, tal como era sua persistência com um time de futebol que só levava lapada. O Castelo hoje é atração na cidade, o Cruzeiro não existe mais, mas o Capão junto ao Castelo, com certeza vai durar muitos anos.
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.