Como fazer Brigadeiro

Resolvi publicar a receita do Brigadeiro Tradicional, aquele tipico de festa infantil. Anota aí por que é daquelas receitas que você sempre vai precisar.

Direto ao ponto

Brigadeiro tradicional

Resolvi publicar a receita do Brigadeiro Tradicional, aquele tipico de festa infantil. Esse não é aquele gourmet, com chocolate em barra, não. Esse é o com chocolate em pó. Não gosto muito de fazer com achocolatado porque acho que fica muito doce. Não sei se é impressão minha, mas acho que de um tempo para cá os achocolatados estão muito doces.

Te aconselho a guarda essa receita porque é daquelas receitas que a gente usa a vida inteira. Muitas vezes para uma festinha, ou só para comer em casa mesmo. Se quiser aquele brigadeiro para comer morno e de colher, é só tirar do fogo um pouquinho antes.

Se quiser variar o sabor do brigadeiro pode trocar o chocolate em pó por leite Ninho ou Nesquik de morango.

Veja aqui como fazer?

Como fazer Brigadeiro

Ingredientes

2 latas de leite condensado (395 g cada)
2 colheres (de sopa) de manteiga
6 colheres (de sopa) de chocolate em pó
granulado de chocolate

Modo de Preparo

Coloque o leite condensado em uma panela (escolha uma panela com fundo mais grosso, porque o fundo fino corre o risco de queimar o brigadeiro). Depois acrescente a manteiga (acho mais saborosa do que a margarina) e o chocolate em pó. Misture tudo muito bem, até ficar homogêneo.

Em seguida, leve ao forno mais baixo… baixinho mesmo e, não se esqueça, tem de ir mexendo o tempo todo. Brigadeiro feito no fogão é assim: você fica com toda paciência no fogo baixo e mexendo. A partir do momento que começa a borbulhar, ainda demorará 8 minutos. Se você quiser um brigadeiro mole, para servir de colher ou em um copinho de aniversário, pode tirar um pouco antes (3 a 4 minutos) para ficar num ponto mais líquido. Para o ponto do brigadeiro enrolado, deixe os 8 minutos, ou até quando o brigadeiro estiver soltando da panela (conforme mostro no vídeo).

Despeje o brigadeiro em uma travessa untada e deixe ele esfriar completamente: não dá para enrolar com o brigadeiro morno. Caso prefira, pode até colocar um tempinho na geladeira.

Enrolando o brigadeiro: passe um pouco de manteiga em ambas as mãos, peque uma colher pequena, para que todas as bolinhas de brigadeiro fiquem do mesmo tamanho, e comece a enrolar na palma das mãos. Estando bem redondinho, coloque alguns brigadeiros em uma travessa com um pouquinho de granulado de chocolate e vá passando por todos os brigadeiros (se não enrolar no granulado, o brigadeiro gruda na forminha). Por fim, coloque os brigadeiros em forminhas de papel.

Rendimento: Usando forma Nr. 6 (doces 15 g), rende uns 60 brigadeiros.

Dicas:

  • Misture os ingredientes antes de ir para o fogo.
  • Use ingredientes de boa qualidade, vai fazer toda a diferença no sabor final.
  • Você pode usar margarina no lugar da manteiga, mas não é o mesmo sabor.
  • Use uma panela de fundo grosso, isso evita que o brigadeiro queime facilmente.
  • Use o fogo bem baixo e tenha paciência.
  • Mexa o tempo inteiro para não empelotar.
  • Eu gosto de fazer o brigadeiro em um dia e enrolar no outro, assim ele fica bem frio e mais fácil de enrolar.

6 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.