Dicas para Limpar e Arrumar a Geladeira

A consultora em Segurança alimentar Sônia Cabrera nos dar dicas de como limpar e arrumar a geladeira.

Direto ao ponto

Dicas para limpar e arrumar a geladeira

Olá pessoal,

Hoje vamos falar da arrumação e higiene da geladeira, tarefa meio chata, mas de muita importância. De nada adianta, escolhermos bem os nossos alimentos, adquirir produtos de qualidade, se não fizermos o armazenamento correto, numa geladeira limpinha.

Vamos lá, coragem!

  1. Retire as peças removíveis da geladeira. Lave todas as peças com detergente e auxílio de bucha, depois enxague bem;
  2. Faça uma solução, em 1 (um) litro de água dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, lave bem a esponja retirando todo o detergente, molhe  nesta solução e passe nas peças, e deixe secar naturalmente.
  3. Limpe o interior da geladeira da mesma maneira, usando detergente e bucha;
  4. Use um pano úmido para retirar todo o detergente, e em seguida aplique a solução de bicarbonato de sódio usando a esponja, em seguida seque bem com auxilio de pano próprio.

Agora sua geladeira está livre de fungos e bactérias, prontinha para receber os alimentos.

Uma dica:

Se tiver alguma mancha resistente à limpeza, aplique vinagre puro, isto resolve, sem contar que este produto deixa um cheirinho bom na geladeira.

Vamos para a segunda etapa, o armazenamento correto, que ajudará a conservar melhor os alimentos e manter a geladeira limpa por mais tempo.

Vamos iniciar pela gaveta inferior, longe do congelador é o lugar indicado para os legumes, e verduras, que  necessitam estar embalados em saco plástico.

Na porta acondicione refrigerantes, sucos, temperos.

Os alimentos congelados, logicamente a guarda é feita no congelador, lembrando que depois de descongelados não devem retornar para lá.

Na primeira prateleira, ficarão os que precisam de temperaturas mais baixas, os alimentos prontos para o consumo, manteigas, iogurtes, queijos, leite, requeijão, patês, ovos.

Na prateleira do meio coloque os alimentos pré-preparados ou prontos, as sobras, alimentos a serem descongelados, e os  doces, mas lembre ,todos em vasilhas com tampa.

Na última prateleira, é o lugar dos alimentos que serão consumidos rapidamente, como frutas, as conservas abertas, lembrando que estas ficarão na sua própria água, é necessário que a sobra de enlatados sejam transferidos para vasilha de vidro ou plástico com tampa ( dou preferência para o vidro), este ponto é primordial, porque quando da abertura da lata, fere-se a película de proteção, e o alimento pode se deteriorar rapidamente.

Eu costumo dizer que temos que criar barreiras de proteção para os alimentos, uma delas é manter sua geladeira com  temperatura inferior a 5°C, e o congelador ou freezer não pode estar acima de -15°C.

Acondicione os alimentos de maneira que fique espaço entre eles, para que o ar circule livremente, e não cubra alimentos com pano, isto também dificulta a circulação de ar.

Limpe periodicamente sua geladeira, e consuma os produtos preparados no máximo em cinco dias.

 

Abraços,

Sônia Cabrera

Consultora em Segurança Alimentar e Manipulação de Alimentos

 

 

Crédito da foto: Alex Campos ♂ / Foter.com / CC BY-ND

5 respostas

  1. Eu não limpava dessa forma,muito útil,obrigada pela ajuda,já vou colocar em prática ainda essa semana,beijos.

  2. Todas as dicas e receita, truques ,decoração etc tudo para facilitar nossa vida e bem-vinda. Há preciso de dicas para deixar um guarda -roupa prático e em ordem.obrigadooo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.