Esta tal de Puba

O que é massa puba e como se faz.

Direto ao ponto

O que  é esta tal de Puba?

Depois que publiquei a receita do Bolo de Puba, tenho recebido muitas perguntas sobre o que é esta tal de Puba e também muitos pedidos para eu ensinar a fazer Puba em casa.

Puba é uma massa extraída da mandioca, parece a massa de fazer tapioca (goma), mas não é. É um outro produto. Ela é obtida através da fermentação natural de raízes de mandioca. Além da fermentação lática predominante, os microrganismos também causam o amolecimento das raízes, importante para a obtenção de um produto de boa qualidade. É como se fosse a mandioca apodrecida. O sabor dela pura, crua é meio azedo. Porém o bolo e outras receitas são surpreendentementes gostosas e doces.

Neste fim de semana vou comprar mandioca para fazer a Puba aqui em casa e fazer o passo a passo para publicar aqui. Só tenha um pouquinho de paciência, pois demora, já que só o processo de fermentação leva de 5 a 7 dias.

Mas quem viver verá.

28 respostas

  1. Olá Patty, tive o prazer de provar dessa delícia, hummmmmm deu vontade de comer de novo.
    Amiga, não estou conseguindo me inscrever no sorteio abaixo, aparece essa mensagem: Error: You have entered the wrong sum in the spam protection field. Press the back button and try again… o que será que está havendo, refiz várias vezes??
    Bjuss!!!

  2. Eu já conhecia puba faz tempo, pois minha mãe é do Piauí e a puba lá é como …arroz. Uma coisa normal.
    Eu lembro quando ela fazia puba caseira…dava um trabalho, fazia uma meleca! rs
    Mas quando virava um bolo…ai G-zuis que coisa boa!! rsrsrs
    Eu lembro mais ou menos o processo: acho que ela ralava a mandioca, depois colocava tudo em um pano de prato, e espremia até sair todo o suco da mandioca. Depois deixava esse caldo parado em um pote e ia formando uma camada no fundo depois de uns dias. Depois ela tirava aquela pasta e fazia algum quitute.
    Acho que era assim.
    Para quem não conhece e tiver a oportunidade de comer algo feito de puba…COMA que é muito bom! Eu recomendo!!!

  3. Ah, outra coisa (queria dona do Aqui na cozinha): Onde você compra a puba? É em São Paulo? Eu não acho em lugar nenhum! A puba sempre vem lá do Piauí pra mim.
    Responde no meu e-mail? contatoluart@hotmail.com
    Obrigada desde já.
    (não precisa aceitar esse comentário, né? ^^)

  4. Lucélia fora da região Norte e Nordeste do país é mais complicado achar Puba para comprar, por isto vou ensinar a fazer em casa. Daí, quem quiser comer alguma coisa feita com Puba, poderá fazer. Em SP, as vezes, podemos encontrar naquelas Casa do Norte, que são lojas que vendem produtos da região Nordeste.

  5. A goma é usada para fazer tapioca e beiju. A puba e a goma, visualmente são muito parecidas, mas tem sabor completamente diferente

  6. Boa noite,

    Venho por meio deste contato lhe convidar a conhecer o novo agregador Toneladas http://toneladas.blog.br/

    Estaremos iniciando nossas atividades no dia 16/09 e gostaríamos de estrear com matérias do seu blog.

    Cadastre-se e nos envie sua matéria http://toneladas.blog.br/usuarios/cadastro.php

    Aguardamos seus links!

    Atenciosamente,
    Equipe Toneladas
    http://toneladas.blog.br/
    http://twitter.com/#!/_toneladas
    https://www.facebook.com/agregador.toneladas

  7. putz! Quando eu era moleque minha mãe fazia uns biscoitinhos de puba muito bons! Minha mãe é baiana e isso já faz mais de 30 anos. (E pensar que essa tal de puba tá virando coisa de gente chic, hein?!)

  8. É mesmo Júlio. Você não teria esta receita de biscoitos de puba de sua mãe? Ando querendo fazer um biscoitinho de puba, mas ainda não achei uma receita.

  9. Bruna quer dizer que a puba está na moda é? Vc tem alguma receita com ela? Eles deram alguma receita nova com puba nos cursos?

  10. Olá, achei esse blog a poucos dias e amei! Fiz o bolo de puba e ficou divino! A única diferença é que a puba que eu tinha era seca, então eu a hidratei em leite de coco (sou intolerante a lactose); ah, fiz meia receita tb. Uma pergunta: a receita de como fazer a massa de puba é feita com mandioca ou com aipim? É que são raízes diferentes… Abraço e obrigada!

  11. Sou de outro país, vivo no Brasil a única certo tempo e amo tudo que bem da mandioca , porém me dizeram que pubá é carimã é a mesma coisa,, está informação é certa,

  12. Sou Paranaense filho e neto de baianos, oo bolo de puba oode ser considerado como manjar dos Deus eu lembro uns 40 anos atrás minha vovozinha fazendo, lendo tudo isto voltei no meu tem de infância. QUE SAUDADE…

  13. Aqui onde moro consumimos muito a puba. Quando a mulher tá de resguardo geralmente come o mingau de puba pra dar energia. Eu mesmo estou comendo todo dia o mingau de puba, pois estou com 22 dias que ganhei nenem. Acho uma delícia!

  14. Isso que a Lucélia falou acima é o preparo da goma (chamado de polvilho em algumas regiões). A puba (que em alguns estados também é conhecida como carimã) é a mandioca fermentada (pubada). Também sou piauiense e cresci em meio a casas de farinha e farinhadas. Abç =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.