Festival Gastronômico de Pomerode

Quando estive no SCGourmet em Blumenau aproveitei para conhecer o Festival Gastronômico de Pomerode

Direto ao ponto

Conhecendo um pouco de Blumenau durante a SCGourmet

Enquanto estive em Blumenau para o SCGourmet, numa das noites nossos anfitriões nos levaram para o Festival Gastronômico de Pomerode para jantar e foi uma overdose de comida alemã, que delícia.

Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil, ela fica vizinha a Blumenau (33 km) e há 162 km de distância de Florianópolis, no chamado Vale Europeu. O nome Pomerode vem da origem de seus fundadores,que foram imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), norte da Alemanha.

Sempre quis conhecer Pomerode, não cheguei a conhecer realmente, pois fui à noite, mas é uma cidade tão encantadora e o festival gastronômico é sensacional.

Se você tiver no mês de julho para vir para Santa Catarina, reserva um tempinho para vir a Pomerode e curtir o festival, você não vai se arrepender.

No festival, como estávamos em muitas pessoas resolvemos cada um pedir um prato diferente para que todo mundo pudesse experimentar de tudo e foi ótimo, o problema é que cada prato vem com muita comida (seguramente um prato dá para duas pessoas).

Eu simplesmente amei o Eisbein, nesse dia foi o meu preferido, mas tudo era muito bom.

Eu, como não conhecia todas as comidas alemãs peguei essa listinha no site Vem Pra Pomerode, se você, como eu também não conhece dá uma olhada:

Apfelstrudel: é uma das mais finas sobremesas da culinária alemã. Assado no forno, tem como  ingredientes farinha de trigo, fatias de maçã, passas de uvas raladas, açúcar, nata sorada, manteiga e leite.

 

Bockwurst: o famoso salsichão. Do tipo vermelho ou branco, é servido frito ou cozido, como prato principal ou acompanhamento.

 

Chucrute: é o repolho cortado em finas tiras e fermentado naturalmente, com condimentos. É consumido em praticamente toda a Europa. Identifica-se como acompanhamento de pratos de origem alemã, como joelho de porco, salsichão e Kassler.

 

Cuca: do alemão “Kuchen”, é uma espécie de bolo pesado, não tão areado quanto o bolo comum, feito com açúcar, farinha e manteiga. Leva diferentes coberturas, sendo a de farofa a mais tradicional.

 

Eisbein: joelho de porco temperado, bastante tenro e saboroso. A carne encontrada neste corte é similar a do pernil, com o qual se fabrica o presunto. É acompanhada por chucrute e purê de maçãs.

 

Geleia de Porco: o nome original é “Sülse”, sendo composta por pedaços selecionados de língua, carnes da cabeça, courinhos e toucinhos de suíno. Os ingredientes são cozidos em água e sal, condimentados com pimenta, cebola e cheiro verde.

 

Goulasch: prato que consiste em carne de gado ensopada com cebola, páprica e temperos, sendo muito apreciado durante o inverno.

 

Hackepeter: tipo de “quibe cru” alemão. Também é conhecido no Brasil como “bife tartar”. É preparado com carne crua moída temperada com condimentos fortes e servido com pães. Ideal como entrada, para anteceder a refeição, ou como petisco.

 

Kassler: Bisteca de porco levemente defumada e grelhada.

 

Marreco recheado com repolho roxo: o nome original é “Gefüllte Ente mit Rotkohl” e o marreco é temperado por dentro e por fora com sal e pimenta moída. O recheio é preparado com miúdos do marreco, moídos de carne bovina e suína. Tempera-se com sal, pimenta moída, cebola, tomate. Juntam-se ovos, farinha de trigo. O repolho roxo é cortado bem fininho, e cozido com sal, pimenta moída, azeite de milho, farinha de trigo, vinagre branco e uma pitada de açúcar.

 

Morcilhas (Clara e Escura): são produtos a base de carne suína, cujo nome original são “Leberwurst e “Blutwurst”

 

Pães: os “Hausbrot” (pães caseiros) são preparados e assados em fornos de tijolos, chamados “Backofen”. Numa grande variedade, se destacam o “Pumpernickel” (pão preto com grãos variados) e os de batata doce, aipim ou cará.

 

Raiz Forte: o nome original é “Meerettich” e se trata de uma raiz ralada, temperada com sal, vinagre e azeite.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.