Hoje é o Dia Nacional do Vinho – Que tal uma taça de Château Duccos?

Direto ao ponto



No ano passado o Senado criou o Dia Nacional do Vinho, como um reconhecimento ao crescimento da produção de vinho no Brasil e vinhos de qualidade, atestam os especialistas.
A Serra Gaúcha já é consolidada como uma grande produtora de vinho do país, mas quero destacar a região do Vale do São Francisco aqui entre Pernambuco e Bahia. Dizem os especialistas que esta região concentra vários fatores que favorecem a produção de uvas: O sol (que ajuda no amadurecimento e na concentração de açúcar natural), o solo não muito rico e a grande variação de temperatura entre o dia e a noite.
O Vale do São Francisco vem se desenvolvendo como grande produtor de vinho desde o início dos anos 80 e vinhos de excelente qualidade tem sido produzida lá. São vinhos de qualidade e com preço justo. Inclusive no último dia 26 de maio foi realizado o II Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais lá no vale, veja o post no blog do amigo Carlos Britto.
São milhões de litros de vinho produzidos por ano lá, o que já representa cerca de 15% do mercado nacional. Segundo os entendidos o Vale do São Francisco é o único lugar do mundo que produz duas safras e meia de uva por ano. Tem ou não tem potencial?
Eu particularmente sempre compro uvas deliciosas quando passo por Petrolina, Lagoa Grande, etc…



Algumas semanas atrás ganhei 2 vinhos de lá da região, então aproveitando que Hoje é o Dia Nacional do Vinho vou falar sobre eles.
Bom,  são dois Château Duccos, produzidos pela Ducos Vinícola : O Assembláge 2009 e o Petit Verdot 2008.
O Assembláge é um tinto suave de cor intensa que acompanha muito bem carnes vermelhas.
O Petit Verdot é um tinto seco, vinho produzido com as uvas Petit Verdot. Ducos Vinícola é a única a trabalhar comexclusividade com esta uva originária da região de Bourdeaux,na França.
Eu tenho paladar de mulherzinha (doce) então gosto mais dos suaves finos, mas este seco também é muito saboroso.
Estes Châtos Duccos são uma boa pedida para quem gosta de vinho e quer pagar um bom preço. Dá para achar em bons supermercados, inclusive no Wal Mart.

9 respostas

  1. Muito legal esta matéria do dia do vinho. Patty parabéns pelo seu belissimo site, coloquei seu endereço em meu blog. Sucesso sempre pra vc.
    walderia santana

  2. nas nossas viagens ao Sul, pude observar que a preferencia feminina é realmente para o suave, nos vinhos. Quando entrava numa vinícola e pedia pelo seco ou demi sec, logo me perguntavam se eu era de São Paulo. Na minha família todas nós gostamos muito é dos secos, Mas minha nora vai de suave. Sendo vinho bom, é com a gente mesmo. ótima semana

  3. Eu também não sabia que vinho tinha um dia, para mim todo dia é dia de vinho….rs….ah, tinto seco por favor, adoro um Merlot…rs!
    Adorei as dicas aí de baixo…menina, sua festa foi um must heim, e tudinho feito por você…meus Parabéns, tudo muito lindo e de muito bom gosto!
    Bjuss!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.