Palitos de Mandioca Assada (aipim ou macaxeira)

Esse é um petisco delicioso, sinceramente, gosto mais do que batata frita e é saudável. Principalmente se for feita com uma macaxeira de boa qualidade, bem molinha e sem fibras.

Direto ao ponto

Palitos de aipim assados

Essa mandioca assada é um petisco delicioso, sinceramente, gosto mais do que batata frita e é saudável. Acima de tudo se for feita com uma mandioca de boa qualidade, bem molinha e sem fibras.

Aqui em casa há muito tempo não faço batata frita, faço essa mandioca assada, faço tanto para almoço e jantar, quanto para petiscar, só para esclarecer, minha família ama essa mandioca, toda vez que eu faço ela aqui em casa todo mundo devora. Além disso, ela é tão boa que nós comemos ela assim mesmo, purinha, outras vezes eu faço um molhinho para acompanhar.

Aqui nessa receita já usei a mandioca cozida, por outro lado se você tiver alguma dúvida de como cozinhar mandioca tem um post aqui no blog sobre isso, é só clicar aqui:

Como cozinhar macaxeira

A nutricionista Fernanda Zanovello nos fala dos nutrientes que tem nesse prato, veja:

MADIOCA (também conhecida como aipim ou macaxeira)

A mandioca (aipim ou macaxeira) é fonte de carboidratos (fornece a energia necessária para nossas atividades diárias), cálcio, potássio, fósforo.

 PIMENTA-DO-REINO

Pimenta-do-reino contém piperina, substância química responsável pela ardência da pimenta (promove a liberação de endorfinas pelo cérebro, provocando sensação de bem estar), ação vasodilatadora e descongestionante, vitamina C (ação antioxidante que previne a formação de radicais livres responsáveis por danos celulares, melhora imunidade, cicatrização), vitamina A (importante para uma visão saudável, crescimento e desenvolvimento ósseo), efeito termogênico (acelera o metabolismo, contribuindo para queima de gordura corporal).

 SAL MARINHO

Sal marinho é proveniente da evaporação da água do mar. Não sofre refinamento, por isso conserva mais minerais. Contém sódio (essencial para distribuição orgânica de água e volume sanguíneo), iodo (componente dos hormônios tireoidianos T3 e T4, responsáveis pela transformação energética, crescimento, reprodução, função neuromuscular e manutenção do metabolismo celular), enxofre (auxilia no processo de detoxificação do fígado), cálcio, magnésio e flúor (essencial para o crescimento, reprodução normal e prevenção da anemia; componente dos ossos e esmalte dos dentes, prevenção de cáries e osteoporose). 

 AZEITE DE OLIVA

Azeite de oliva tem ácidos graxos monoinsaturados (que contribuem para manutenção de baixos níveis de colesterol ruim – LDL e aumento do bom colesterol – HDL), prevenção de doenças cardiovasculares (aterosclerose), antioxidantes (polifenóis, que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres), auxilia no bom funcionamento intestinal. 

Em suma, essa receita é super saudável e muito gostosa.

Fernanda Zanovello

CRN-9 02100272

Facebook: Fernanda Zanovello

Portanto veja aqui como fiz:

Mandioca Assada (aipim ou macaxeira)

Ingredientes:

Mandioca cozida (aipim/macaxeira)

Azeite de oliva

Pimenta-do-reino preta moída na hora

Sal marinho a gosto

Modo de Preparo

Em primeiro lugar, corte a mandioca cozida em palitos e tire a fibra do meio. Depois disso, unte um refratário com azeite e arrume os palitos de mandioca. Por cima tempere com sal e pimenta do reino a gosto e espalhe mais um pouco de azeite.

Em segundo lugar, leve ao forno médio até dourar a parte de baixo. Vire os palitos na assadeira e deixe dourar mais um pouco.

Sirva quente.

Palitos assados de aipim

Para mais receitas como essa entre no meu canal do YouTube

11 respostas

  1. PATY, JA VIM MT NO SEU BLOG MAS QUASE N COMENTO… ADOREI ESSE AIPIM ASSADO, AQI EM CASA ESTOU AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE MEU BB DE 3 MESES, ENTAO ESTOU CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO. MAS MEU ESPOSO AMA ESSAS BESTEIRAS, PRINCIPALMENTE AIPIM FRITO, VOU TENTAR ESSE AI…
    UMA DUVIDA: QUAL A TEMPERATURA DO FORNO?? BEIJOS

  2. Oie Ariany amo quando recebo comentários pelo menos fico conhecendo quem vem aqui um pouquinho mais. Beijão.
    Quanto ao forno, deixei na temperatura média

  3. Eu sempre fiz frito, cozinhava e tirava o fio do meio e passava na farinha de trigo e fritava uma delicia agora vou fazer assim assado Beijos

  4. Bom dia! Conheci seu blog por acaso, estou adorando conhecer várias receitas tão fáceis de fazer e percebe-se que você é gente como a gente, que cozinha pra família e de coração! um beijo adorei seu blog e hoje já curti sua página no face!! Te acompanharei diariamente!!

  5. Paty, desde 1998 ja queria fazer a mandioca assim!! Aqui em casa, a maior parte das coisas que eram fritas, agora so vou fazer assadas (a exceçao do pastel). A mandioca assada, e muitissimo mais saudavel, do que a frita no oleo!!!

  6. Fiz a primeira vez, não coloquei sal e pimenta o suficiente, mas não chegou a ficar insosso, também poderia ter dado um banho maior de azeite para um dourado mais uniforme e crocância. De modo geral gostei da receita, agora só falta corrigir nos erros que cometi no preparo, obrigado pela dica.

    Possui alguma sugestão de acompanhamento chefe? Talvez um bacalhau a portuguesa? O que acha?

    Também poderia-se optar por algo mais simples como um filé de frango grelhado, não sei se combinaria bem os sabores, mas pelo menos seria uma boa divisão nutritiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *