Mingau de Puba

Mingau de Puba é um mingau bem típico aqui do nordeste brasileiro. Vem aprender a fazer.

Direto ao ponto

Quando eu falei aqui sobre Puba, a Simone Brito me perguntou no Facebook se eu já tinha experimentado a Papa de Puba, aqui em Pernambuco eles falam papa ou invés de mingau. Eu falei para ela que já tinha ouvido falar, mas nunca tinha experimentado. Agora experimentei.

Aproveitei a Puba que fiz aqui em casa e com um pouco dela fiz o Mingau de Puba para experimentar. Eu gostei, mas para ser sincera não é o melhor mingau que eu já tomei. Por que? Porque eu acho o sabor da Puba bem forte e característico e eu prefiro o sabor de mingau mais suave. Mas se você gosta de Puba e do Bolo de Puba (eu gosto), certamente vai gostar do mingau.

Eu fiz assim:

Mingau de Puba

Ingredientes

  • 1  1/2 xícara (de chá) de Puba
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (de chá) de leite de coco
  • 1 xícara (de chá) de leite
  • 3 colheres (de sopa) de coco ralado
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pó

Modo de Preparo

Misture a puba com o açúcar e depois vá acrescentando o leite e dissolvendo a puba. Acrescente todos os outros ingredientes, menos a canela em pó. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Sirva com canela em pó polvilhada por cima.

Dica:

  • Eu usei coco seco que fica bem melhor do que o industrializado (leite e coco ralado)

25 respostas

  1. Aqui em casa não usamos coco, vlu testar depois… Obrigada Patty 😉
    Vou arrumar outra receita com derivado de mandioca kkkkkkkkk

  2. quando eu morava em Recife fazia muita papa (mingau), de massa puba, uma delicia. Moro há 40 anos aqui no Rio e nunca fiz. Como não vou feira só em mercado, fica difícil encontrar a massa.

  3. AMOOOO MINGAU DE PUBA, NOSSA COMO LEMBRA A INFÂNCIA, AGORA FAREI COM ESTA NOVA VERSÃO QUE ACRESCENTAR LEITE DE CÔCO E CÔCO RALADO….HUM DEVE FICAR UMA PERDIÇÃO…

  4. seu mingau ficou grosso, por isso o gosto da puba tão forte. Aqui em Sergipe fazemos o mingau ralinho para comer de colher ou até beber. Pra mim é o melhor mingau 🙂

  5. Bom dia!!! Um parente meu, que bebia muito alcool foi curado de cirrose, comendo migau de puba.Claro que ele deixou de beber!!! Lembrando que já estava em estado grave.

  6. Amo bolo e mingau de puba lembro da casa da vovo o cafe no bule ba beira do fugao a lenha eta saudades.vou fazer amanha mesmo tenho uma puba seca aqui em casa que ganhei mas nao sabia como usa_la porque quem fazia era minha vo que ja descansa em paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.