Eu nunca tinha feito polpetones. Almôndegas eu sempre fiz, de carne, de frango, de soja, mas polpetone nunca. Aí comecei a ficar encucada com, qual seria a diferença entre os polpetones e as almôndegas. Muita gente diz muita coisa, mas a conclusão que cheguei é que os polpetones são almôndegas à milanesa, estou certa? O pessoal aí que manja de comida italiana, dá um help nos comentários e nos iscrarece por favor.

E o meu que não é uma milanesa clássica (frita) então danosse: É um falso polpetone?

Falso ou verdadeiro, almôndega ou polpetone, vamos deixar isto para os chefs. Nós vamos nos concentrar é em fazer uma comidinha boa para os nossos, né? E esta é boa e saudável, pode apostar.

Esta receita eu fiz baseada na receita da Carina, do Na Cozinha da Carina, no dia que vi, fiquei com água na boca e morrendo de vontade de fazer.

Então fiz assim:

Polpetone Assado de Frango

Ingredientes

1 peito de frango grande moído cru
2 batatas grandes cozidas e amassadas
1 ovo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho amassados
Cubos de queijo coalho para rechear

1 xícara (chá) farinha de pão

1 ovo batido

Modo de Preparo

Tempere o frango moído com o alho. Misture o frango temperado com a batata cozida e amassada e o ovo. Tempere com a pimenta e o sal. Leve para gelar que fica mais fácil de modelar, pois é uma massa bem mole. Depois de gelado, pegue uma quantidade de massa com a ajuda de uma colher, coloque um pedacinho de queijo e feche. Deixe mais amassadinho (como um hamburguer mais gordinho), assim assa melhor por dentro. Passe no ovo batido e depois na farinha de pão. Vá arrumando em uma assadeira untada com óleo.

Agora coloque no forno alto por 20 minutos, depois vire os polpetones para dourar do outro lado (mais ou menos 10 minutos)

Dica:

  1. Se você  não tiver o processador para moer o frango, use o liquidificador. Eu já usei e deu certo. Coloque o frango dessossado aos poucos, bata, retire e depois coloque mais um pouco. Faça assim até acabar. Não coloque tudo de uma só vez.
  2. Usei queijo coalho, mas use o que você tiver em casa.

21 respostas

  1. Que delícia xará!! Uma vez fui tentar fazer uns medalhões de frango moído, mas a coisa meio que desandou e acabei fazendo mesmo um big polpetone de frango, recehadinho e tal, ficou mto bom tb. mas sinceramente, não sabia lhufas desse diferença, pra mim polpetone é a mesma coisa de almôndegas. rs
    SE tu descobrir, me contaa! ;oD
    Xerinhos
    Paty

  2. AS ALMÔNDEGAS COMO Ñ LEVA BATATA FICA MEIO MOLENGA DAÍ TEM QUE TER UM TRAQUEJO PARA PODER ENROLAR!!! KKK MAS NO FINAL DA CERTO!!!
    LINDOS OS POLPETONES PRINCIPALMENTE POR SER ASSADO ADOREI!

  3. Patty, adorei sua receita por ser assada, e também pelo queijo coalho de recheio…minha filha vem pra cá no próximo feriado e já está na mala algumas encomendas diretamente do Recife…queijo coalho é um deles…não sei porque mas os que encontro aqui, não chegam nem aos pés dos daí…rs!
    Receitinha copiada e brevemente será executada…valeu!
    Bjuss amiga!!!

  4. Olá querida

    O visual está lindo, quero ver ao vivo e a cores, o grande diferencial é ser assado, muito
    saudavel tudo de bom.

  5. olá!!!muito boa esta receita,e o que é melhor ,assados,sem colesterol,e sem frituras ,sua sugestão,foi otima,
    caroliny!

  6. Não gostei… além da massa ficar mole, o sabor é de um bolinho de bacalhau (sem bacalhau e sem mandioca)… então nada a ver com o tal polpetone ou almôndega. Todavia, ficou bom para um bolinho, na próxima vou usar a mandioca, é mais firme do que a batata!

  7. Acabei de fazer esta receita, fiz de tarde, deixei gelando e fiz os polpetones agora a noite. Realmente a massa fica bem mole, deve ser o tipo de batata que utilizei, mas depois de assados ficaram maravilhosos!!! Recomendo! Fiz um molho de tomate para acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.