Presente Caseiro: Sal Temperado Com Páprica

Faça esse sal temperado com páprica para presentar os amigos que gostam de ganhar presentes caseiros

Direto ao ponto

Se você vai em uma loja que vende produtos gourmet, uma coisa que você vê bastante são vários tipos de sais temperados. E são caros. E sal temperado é uma coisa boa para se ter em casa. Facilita muito e dá um toque em receitas do dia a dia. Você pode usar para temperar, basta polvilhar um pouquinho sobre um filé de frango, por exemplo, grelhar e pronto, uma delícia. Alguns tipos você pode polvilhar sobre a pipoca pronta e dá um sabor diferenciado. Outros você pode usar para temperar saladas e por aí vai.

Estou aproveitando que é quase fim de ano e estou dando essa dica de presente caseiro. Dá para fazer sal temperado com vários sabores, você pode experimentar. Uma opção é fazer uma cesta com vários produtinhos que você mesma faz em casa. Que não gosta de ganhar mimos assim.

Esse sal com páprica é ótimo para temperar vários tipos de carne (frango, boi, peixe) e inclusive frutos do mar. Ele também dá um toque especial no arroz e nos legumes. E polvilhar um pouquinho no ovo frito, ou mexido, ou na omelete é uma delícia.

Antes de mostrar como fiz o meu, vamos esclarecer:

O que é páprica?

Páprica é uma especiaria muito usada na Hungria e na Espanha. Ela é obtida do pimentão doce, que é seco e depois moído. Para fazer a páprica utiliza-se  diversas variedades do pimentão, dependendo se você quer um condimento mais ou menos picante. No Brasil, encontramos dois tipos, a Páprica Doce e a Páprica Picante.

Sal Temperado Com Páprica

Ingredientes

1/2 xícara (de chá) de sal grosso

1 colher (de chá) de folhas de alecrim seco

1 colher (de sobremesa) de páprica doce

1 colher (de sobremesa) de páprica picante

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até o sal ficar fino. Coloque o sal já triturado e misturado com os condimentos em um vidro com tampa.

Observação: Uma outra dica é o Gersal, veja aqui:

Como fazer Gersal

 

10 respostas

  1. hehehehe Estamos em sincronia outra vez!! Hoje também tem sal temperado no blog e a dica de presente sai no sábado…
    Ainda não fiz sal com páprica, ótima ideia!
    bjs

  2. Patty, eu presenteio com sais temperados faz alguns anos. Tô sempre dura para comprar presentes!! heheheh Eles são muito econômicos e o povo adora! Você vai ver o sucesso!
    bjs

  3. Patty, ainda não te conhecia. Agora não vou mais te largar.
    Estou amando as receitas e as dicas para presentinhos. Eu amo receitas e amo temperos diferente. Que Deus te abençoe sempre com esse dom maravilhoso. Muito obrigada, beijinhos. Cleu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.