Receita+de+esfirra+Aberta

 

Taí uma boa opção de lanche para o fim de semana: Esfirra aberta. Aproveita que já é quinta-feira e compra os ingredientes para fazer e uma dica, é que você pode variar o recheio (pode ser frango, queijo, ou mesmo um recheio doce, de queijo com goiabada, banana com canela, chocolate com morango, etc…). Essa receita dá 35 esfirras então, se for muito para você, faça a metade da receita ou congele as esfirras depois de pronta. Quando for comer é só descongelar e esquentar no forno.

Essa foi a  primeira vez que fiz Esfirra Aberta. Aproveitei uma receita que o Orlando Cecconi, leitor aqui do blog, me mandou e resolvi tentar. E não é que é muito fácil mesmo. Amei. Tenta aí você também e vai ver que é bem fácil de fazer e fica uma delícia. Só acho que a minha ficou um pouco grossa demais, dá próxima vez vou deixar ela fininha.

Veja como fiz:

Receita de Esfirra Aberta Super Fácil

Ingredientes (35 esfirras)

1 kg de farinha de trigo

2 envelopes (de 10 g) de fermento biológico seco instantâneo

125 g de açúcar

125 ml de óleo (usei o de canola)

2 xícaras (de chá) de água (mais ou menos)

1 colher (de sopa) rasa de sal

Fubá para polvilhar

Recheio

500 g de carne moída
2 tomates sem sementes picados
1 cebola em cubos
1 colher (de café) de canela em pó
1 colher de café de pimenta síria (eu não usei)
½ xícara de suco de limão
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Modo de Preparo

Junte a farinha com o fermento, o açúcar e um pouquinho de água e deixe descansar por 5 minutos.  Adicione o óleo, o restante da água (pode variar a quantidade um pouco) e o sal.

Coloque a massa sobre uma superfície onde você possa amassar bem e amasse até que fique homogênea.

Com uma faca, corte tiras largas da massa e depois corte ao meio. Faça um rolo grosso. Corte a massa em pedaços iguais com mais ou menos 2 a 3 dedos de largura.
Faça bolas e jogue em uma superfície com o fubá. Utilizando três dedos, achate cada bola fazendo laterais não muito altas e deixe descansar por 10 a 20 minutos polvilhados com fubá e cobertas com um pano.

Enquanto isso prepare o recheio. Eu fiz o de carne que é só misturar todos os ingredientes.
Depois coloque uma pequena porção de recheio sobre cada disquinho de Esfirra. Espalhe o recheio por igual. Coloque as esfirras em uma assadeira polvilhada com fubá e leve ao forno. Asse em forno pré-aquecido a 180 a 200 graus por 30 minutos aproximadamente.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Dica de outro recheio: O Orlando também me mandou esse recheio de queijo, mas não fiz.

Recheio de Queijo

650 g de queijo branco amassado com o garfo
½ xícara (de chá) de salsa picada
½ xícara (de chá) de cheiro verde picado
6 colheres (de sopa) de creme de leite fresco
1 colher (de chá) de fermento em pó
Sal a gosto
Pimenta a gosto

 

Para fazer para aniversário ou coquetel

Faça bem menor, para comer de duas mordidas, assim fica mais prática e bonitinha para fazer uma bandeja para servir.

 

20 respostas

  1. Oi Patty! Adorei essa massa! Bem prática!!
    Fui há pouco tempo em uma pizzaria q servia tbm esfiha, como se fosse uma pizza, do tamanho +- de um prato e diveeersos sabores! Provei a de camarão com catupiry (bom recheio), mas tbm tinha de calabresa, marguerita e chocolate, dentre outras… Todos os recheios são ótimos!!
    É bom saber q dá certo, pra poder variar!!
    Beijos!!!

  2. Olá Patty gostei dessa sua receita.Parece bem gostosa mas só por curiosidade o que quer dizer esfirras nunca ouvi este termo e olha que conheço bastantes termos brasileiros, afinal a lingua mãe é a mesma beijinhos e obg.Ana

  3. Oi Patty, tudo bem? Fiz a esfirra aqui em casa e tanto o Condinho, como as crianças adoraram. Nós incrementamos mais o recheio com azeitonas, bacon e passas e ficou ótimo! Coloquei também umas gotas de molho de pimenta árabe, que é bem suave e os meninos não acham ruim. Obrigada por compartilhar essa delicia super facial de fazer. Um beijo grande, Telma.

  4. Ana a esfirra é um salgado muito comum nos países do Oriente Médio e também muito comum aqui no Brasil. Aqui fazemos ela fechada com recheio no meio e aberta como essa que eu fiz.
    Beijos

  5. Olá Patty. Tudo bem? Adorei a receita, posso tirar a canela do recheio? Vai alterar a receita?

    Muito obrigada,
    Márcia

  6. Oi Patty gostar de saber se fica mto dura e mto crocante a massa ,e se vai o trigo todo na primeira mistura ,e que tanto de agua coloco primeiro obgd bjs e tenha um bom dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.