Rosca de Doce de Leite

Esse pão doce, essa Rosca de Doce de Leite é um espetáculo, gente. Tão fofinha e quando você come, surpresa, tem um delicioso doce de leite dentro. Nem precisa passar manteiga ou geleia.

Direto ao ponto

Rosca de doce de leite

Esse pão doce, essa Rosca de Doce de Leite é um espetáculo, gente. Ela é tão fofinha e quando você come, surpresa, tem um delicioso doce de leite dentro. Nem precisa passar manteiga ou geleia.

Você quer dar um presente feito por você para alguém, essa rosca é uma boa opção. Faça como eu, passe uma fita ao redor e quando for entregar coloque dentro de um saco de papel celofane transparente com um lindo laço. É ou não é um presente maravilhoso?

Aliás, pão feito em casa é tudo de bom né? Só o cheiro que fica em casa quando começa a assar já é bom demais e comer ele quentinho, logo que sai do forno é de dar água na boca.

Veja a receita desse pão aqui:

Rosca de Doce de Leite

Ingredientes
1 xícara (de chá) de leite morno
1 colher (de sopa) de manteiga – colher bem cheia
1/2 xícara (de chá) de açúcar
2 ovos
1 pitada de sal
1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
5 xícaras (de chá) de farinha de trigo – mais ou menos
1 xícara (de chá) de doce de leite

Para polvilhar
1 ovo
Açúcar com canela

Modo de Preparo

Coloque em uma vasilha: o leite mono, a manteiga, o açúcar, dois ovos, uma pitada de sal, o envelope de fermento biológico. Misture bem com um garfo ou fouet. Acrescente a farinha de trigo aos poucos (um pouco, mistura, mais um pouco e mistura novamente) até a massa ficar macia. Vamos usar o resto da farinha de trigo em seguida.

Polvilhe farinha de trigo na mesa e coloque a massa. Vá amassando e agregando a farinha. Agora vamos sovar a massa, batendo bem umas 5 vezes, conforme mostra o vídeo. Não deixa a massa muito seca. Coloque a massa de volta na tigela e deixe crescer até dobar de tamanho (deixe em um lugar sem vento).

Quando a massa crescer, tire porções, abra a massa na sua mão, coloque uma colher de doce de leite, feche formando uma bolinha e, então, coloque em uma forma untada e enfarinhada. Faça isso com toda a massa. Agora deixe em um lugar sem vento até crescer os bolinhos.

Por fim, pincele ovo na rosca já crescida. E, por cima, ainda polvilhe açúcar com canela. Leve ao forno médio até dourar por baixo. Retire do forno e espere esfriar um pouco para desenformar e servir.

Dicas:

  • Use o leite morno (como se fosse para um bebê), não deixe muito quente pois pode estragar o fermento.
  • Na hora de deixar a rosca descansar, para fermentar e crescer, escolha um lugar tranquilo e sem corrente de ar. Eu gosto de deixar no forno ou no micro-ondas (desligado hein gente).
  • O recheio de doce de leite é excelente, mas você pode variar. Pode colocar goiabada, goiabada com queijo, ricota com passas, geleia de sua preferência, brigadeiro, beijinho, etc… o que sua imaginação mandar.

Quero agradecer a todas as manifestações de carinho que recebi com a volta do blog. Vocês são demais. Isso que me motiva.

Obrigada de coração. Estamos juntos.

Patty Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.