Vamos fazer Pão Integral em casa?

Este pão é muito nutritivo e também muito fácil de se fazer em casa. Quer aprender?

Direto ao ponto

Eu gosto de fazer pão em casa. Tem outro sabor. Até que, há uns 6 anos atrás resolvi comprar uma Máquina de Fazer Pão (MFP), que eu super indico, vale muito a pena ter uma. Eu uso a minha para fazer a parte pesada como misturar os ingredientes e sovar a massa. Mas, mesmo assim tem dias que faço a massa no muque mesmo. Este pão integral eu fiz tudo. Dei descanso para a máquina e eu mesma misturei os ingredientes e sovei a massa.

Eu fiz assim:

Pão Integral

Ingredientes

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo integral

2 xícaras (de chá) de farinha de trigo branca

1 colher (de sopa) de fermento seco para  pão

1 colher (de café) de sal

1 colher (de sobremesa) de açúcar

2 colheres (de sopa) de azeite extra virgem

1 xícara (de chá) e 1/3 de água

Modo de Preparo

Na mesa coloque a farinha de trigo integral, metade da farinha de trigo branca, o fermento, o sal e o açúcar formando um montinho. Abra um buraco no meio e coloque o azeite e a água. Vá misturando e acrescentando o restante da farinha de trigo branca. Misture bem até formar uma massa que solta das mãos (foto 3). Agora você vai sovar a massa por uns 10 minutos. Você pode sovar a massa como explico abaixo nas Dicas ou também, pode dividir a massa em pequenas porções e sovar cada uma separadamente (foto 4). Depois coloque a massa em um recipiente e cubra para ela descansar e dobrar de tamanho (cerca de 1 hora). Depois deste tempo, corte a massa em duas partes e modele dois pães. Eu passei os pães no gergelim, mas é opcional.

Você vai colocar os pães em uma assadeira untada com óleo e deixar descansar novamente. Deixe até dobrar de tamanho (mais ou menos 1 hora). Depois leve ao forno até dourar na parte de baixo do pão.

Clique nas fotos para ver maior

Dicas:

  • Vá acrescentando a farinha de trigo branca aos poucos, pois você poderá usar um pouco mais ou um pouco menos do que a quantidade que está marcada na receita. Isto vai depender da umidade da farinha que você for usar.
  • Na hora de colocar a massa para descansar e dobrar de tamanho deixe em um lugar onde não pegue vento. Eu deixo a minha dentro do forno desligado.
  • O que é sovar a massa? É trabalhar a massa (bater, esticar, apertar) sobre uma superfície para formar o glúten que dá a textura da massa e também para espalhar os gases do fermento, o que vai deixar o pão mais fofinho.
  • Como sovar a massa?
  1. Junte a massa formando uma bola e aperte ela toda junta.
  2. Pressione a base da palma firmemente contra a massa, empurrando para frente. Como se estivesse esticando a massa.
  3. Dobre as bordas da massa para cima, e aperte-as de novo no meio da massa formando a bola novamente. Comece tudo novamente pelo tempo estipulado na receita.

12 respostas

  1. Eu sou como tu amiga adoro o pão caseirinho e os garotos estão constantemente a reclamar….
    Eu não tenho maquina de fazer pão, porque tenho o meu robot que faz tudo, mas sou como tu so o utilizo para a preparação da massa depois faço como tu.

    este pão ficou muito bonito seu aspecto interior està optimo amiga, gostei imenso.

    Beijinhos

  2. Patty,

    Eu sou tri padeira: adoro fazer um pãozinho!
    Já pensei na máquina aqui para casa, mas não tenho lugar para ela em lugar algum aqui 🙁
    Quem sabe um dia?!

    Adorei as dicas.

    Bjos,
    Carla Maicá

  3. Oi Patty, esse pão é maravilhoso, acrescentei semente de chia, linhaça e castanha do Pará triturada. Ficou excelente.

  4. Oi Paty, amo seu blog de receitas…sou Pernambucana e moro em MG há quase 4 anos. Será que posso acrescentar à receita farelo de trigo? se sim,qual a quantidade nessa receita especificamente? o pão ficou muito bonito… vou fazer um tbm!

  5. Bom dia Patty, amo seu blog e seu pão de minuto e aqui em casa meus filhos adoram esse pão “que te salva”, amamos seu texto tb.
    Há tempos que faço, e ontem fiz com nozes na massa, meninos já fizeram com salaminho.
    Então, e esse pão caseiro fiz no começo da pandemia e adorei essa receita.
    Renderam dois bem crescidos, ficaram lindos e deliciosos. Fiz um com castanhas e grãos e outro simples mas com gergelim por cima como o seu.
    Hoje vou fazer novamente, amo fazer pão em casa, obrigada por receita maravilhosa e saudável.
    Fica com Deus, beijos de Fortaleza .☕️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.